Blog

Como evitar o burnout nas empresas?

Por Palestrante xavier

O burnout nas empresas é uma realidade nos últimos tempos,diante disso você deve está se perguntando: como as empresas irão lidar com esse novo problema?

No mundo globalizado, a cobrança por resultados tira o sono e a paciência de muitos colaboradores, pois com a alta demanda e exigências pelas empresas surgem doenças que antes não eram mostradas e nem discutidas no ambiente social.

Uma delas é a síndrome de Burnout, ou pode ser chamada de síndrome do esgotamento profissional, surge quando o colaborador enfrenta uma carga excessiva de trabalho, como consequência disso surge esgotamento físico, mental e emocional.

Quer evitar esse problema na sua empresa e garantir uma qualidade de vida aos seus colaboradores? Confira a seguir!

Quais as consequências do Burnout nas empresas?

A síndrome de burnout é um estado no qual o funcionário enfrenta uma alta demanda e responsabilidade, é um esgotamento emocional, físico e mental.

Os seus sintomas são diversos: insônia, impaciência, estresse a longo prazo, dores de cabeça, dores musculares e ausência de apetite, em certos casos isso pode se tornar crônico.

O excesso de trabalho é a causa principal desse problema, que tem se tornado muito comum entre colaboradores que atuam sob alta carga de responsabilidade.

Isso exige que a empresa ligue o alerta vermelho e adote medidas eficazes para combater esse problema enfrentado pelos seus funcionários.

Muitos colaboradores simplesmente sacrificam suas prioridades, colocando a vida profissional acima de qualquer outra demanda pessoal e, com isso, acumulando por alguns anos, surgem os primeiros sintomas dessa síndrome.

Os sintomas de Burnout nos colaboradores?

Pense em uma situação onde o líder do setor da empresa apresenta uma demanda para produzir e que o prazo de entrega é muito curto, logo esse líder irá cobrar de toda a sua equipe agilidade e qualidade nesse trabalho.

Entretanto, os colaboradores perceberam que essa demanda não vai dar tempo de ser entregue no prazo confirmado, mas o líder exigente e focado nos resultados afirma que vai dar tudo certo e cobra mais agilidade para ser feito.

Começando o processo de produção, percebe-se que todos os colaboradores estão cansados fisicamente e mentalmente, o ambiente de trabalho está conflitante e pesado, nota-se que todos estão sendo pressionados para a finalização deste trabalho.

Mas como que o trabalho vai sair com qualidade se todos estão esgotados? Dito isso, o líder da equipe fala com todos que a gestão exige que seja refeito o projeto e que houve falhas graves e que precisam ser corrigidas.

E é aí que começa a ter sérios problemas, muitos estão extremamente cansados, com fortes dores de cabeça e alguns deles estão com insônia, isso significa que a produtividade vai ser baixa e que não será concluído esse projeto a tempo.

Mais tarde, se descobre que muitos funcionários estão com a síndrome de burnout, agora a empresa atende a um novo desafio e a um novo problema que antes não era visto.

É dessa forma que acontece quando a alta cobrança é exigida num ambiente de trabalho, sem pensar nas condições da sua equipe. Isso significa que os efeitos colaterais são diversos que a empresa precisa achar uma solução imediata para reverter essa situação.

Como a empresa lida com funcionários com a síndrome de Burnout?

Esse assunto era tabu no ambiente corporativo, ninguém conhecia a importância de ter saúde mental. Mas, com o avanço da tecnologia e os cuidados com o bem-estar, a situação vem mudando.

Não adianta em nada obter resultados de boa produtividade se a empresa não pensar na saúde e na qualidade de vida dos seus colaboradores.

Dessa maneira, é importante abordar esse assunto que tem se tornado frequente no ambiente corporativo, buscando métodos eficazes de prevenir esse problema.

Com isso, algumas soluções podem ser fundamentais para toda a empresa e lidar assim o surgimento do burnout, são eles:

Criação da cultura de bem-estar.

A empresa tem responsabilidade de criar um ambiente saudável e de qualidade, valorizando e proporcionando um bem-estar satisfatório para os colaboradores.

Isso inclui horários flexíveis, promover as pausas regulares respeitando os horários de descanso, isso ajuda a ter melhor qualidade e criatividade, reduzindo a pressão das tarefas.

Diminuição da carga excessiva de trabalho.

Trabalhar com carga excessiva não é nada legal, não é mesmo? Lidar com altas demandas e com prazos curtos, é necessário ter cuidado para não causar esgotamento dos colaboradores.

Enxergar a capacidade que os funcionários podem fazer pode ser importante para delegar funções de maneira justa. Para isso, a clareza das funções, prazos e traçando expectativas corretas pode ajudar a evitar o esgotamento de toda a equipe.

Outra característica é definir com clareza as definições, dando eficácia ao tempo de produção, ou seja, quando um projeto tem definições claras e esclarecedoras, pode significar a melhora da redução de tempo de produção.

Aprimorar a comunicação interna.

Um ambiente conflituoso pode também significar o surgimento do burnout, quando a comunicação é violenta, tem falhas ou não foi conclusiva, pode significar estresse em toda a equipe.

Nesse sentido, os líderes devem promover diálogos abertos, revelando quais estratégias que se devem tomar e garantindo mais qualidade e agilidade nas tarefas que serão feitas.

Assim, os funcionários têm a segurança de expressar os problemas com os quais estão lidando, ou seja, apresentar os pontos que devem ser melhorados, um feedback construtivo que será benéfico a todos que fazem parte.

Além disso, oferecer um sistema de apoio entre os colaboradores cujo objetivo é manter a reciprocidade para toda a equipe, além disso, permitir que os funcionários tenham autonomia para as tomadas das decisões que colaborem com o desempenho de todos.

Como a palestra empresarial pode ajudar gestores a identificar sintomas?

Em certos casos, o burnout é imperceptível no ambiente corporativo, isso significa que em certas situações passa despercebido até atingir níveis graves.

Entretanto, como foi mencionado acima, existem soluções claras e práticas de resolver esse problema, porém, por onde se deve começar primeiro?

Se já foi detectada a síndrome de burnout na equipe, a gestão da empresa deve acionar medidas necessárias e a primeira delas é a palestra empresarial.

As palestras empresariais fornecem informações práticas de como lidar com isso, capacitando os seus líderes a preparar os seus gestores a enfrentar essa situação.

Para isso, o mágico Xavier é o palestrante ideal para lidar com isso, com o propósito de engajar os seus colaboradores e seus líderes. Ele utiliza a mágica e tem como propósito motivar e impulsionar a empresa aos resultados necessários.

Contrate agora mesmo o palestrante Xavier, previna o burnout e faça da sua empresa um ambiente de sucesso com qualidade e bem-estar!

Gostou? Compartilhe este artigo!

Acompanhe nosso blog
Palestrante Xavier
Solicite seu orçamento